terça-feira, 6 de julho de 2010

Desabrigados em AL e PE serão alojados em casas-abrigo

Famílias desabrigadas por causa das enchentes registradas em Alagoas e Pernambuco serão transferidas para barracas cedidas pelo Rotary Internacional. As chamadas casas-abrigo do Projeto Shelter Box podem abrigar até oito pessoas e são equipadas com colchões, fogão, panelas, filtros para água e outros utensílios.

Cem casas-abrigo transportadas em caixa à prova de água chegam no próximo domingo no aeroporto de Recife, conforme anunciado pela Eletrobras Distribuição Alagoas durante reunião entre o comitê estadual de crise e representantes do governo federal, entre eles o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Mais 500 casas-abrigo foram solicitadas à coordenação geral do Projeto Shelter Box, trabalho de ajuda às vítimas de catástrofes e refugiados de guerra coordenado pelo Rotary Internacional. “Esse é apenas o primeiro lote de muitos que poderão vir para suprir a necessidade daqueles que estão sofrendo sem nem ter onde ficar”, ressaltou o diretor de operações da Eletrobras, Nelson Leite.

O chefe do gabinete do presidente Lula ressaltou que trabalhar com o foco em abrigos é a prioridade no momento e que o governo federal também não vai medir esforços para ajudar aos desabrigados. “A resistência daquelas pessoas merecem o nosso carinho e o nosso respeito. Iniciativas de órgãos públicos, servidores e de empresas de modo geral são muito bem vindas em um momento como este”, reconheceu.

Ao chegarem a Alagoas, as barracas de campanha serão enviadas à Defesa Civil do Estado, que ficará responsável em dar o destino certo ao equipamento desenvolvido por um oficial da Marinha Britânica e membro do Rotary, Tom Henderson. Especialista em resgate, ele é o criador da caixa termicamente isolada, à prova d’água, que transporta, além da barraca, forros de chão, cobertores, caixa de ferramentas (pá, serrote, martelo etc.) e ainda kits para crianças com lápis, caderno e material didático. Todo o material pesa de 55 quilos e estima-se que existam cerca de 60 mil em uso atualmente. Mais informações sobre a Shelter Box, pelo site www.shelterbox.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário